Oiã é uma freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Bairro, com 26,74 km² de área e 7 722 habitantes (2011). Densidade: 288,8 hab/km².

Oiã terá mais de oitocentos anos, sendo que o primeiro documento que refere Oiã data do ano de 1220.

Quanto à origem do seu nome, Oiã deriva de Oyana, nome ligado à cultura da Oliveira. O seu étimo oleana que tem em sua raiz olea, assim dará a entender.

Actualmente Oiã é uma da freguesias mais populosas do distrito de Aveiro, sendo também uma das mais ricas e em próspero desenvolvimento. Este facto deve-se a alguns factores fundamentais, contudo a localização é o seu maior trunfo. Oiã está situada a 5Km da sede do Concelho, está a igual distância do nó de acesso à auto-estrada A1 (Aveiro Sul), a 18Km da cidade de Aveiro e 9Km da ligação à auto-estrada A17. Para além disso, Oiã possui uma estação de caminho de ferro e uma zona industrial em franca expansão.

Poder-se-á considerar que Oiã é já uma região suburbana.

No âmbito associativo, Oiã prima pela diversidade das suas associações. O movimento associativo é enorme, abrangendo associações de carácter desportivo, cultural, recreativo e de interesse público.